O Mago da Linguagem: Desvendando o Inusitado do Google Gemini
Resultado:
Um dos momentos mais aguardados da DCC Week foi o Desafio Google, coordenado pelo professor Mário Alvim. A competição reuniu dezenas de estudantes e premiou as seguintes equipes:
- 1º lugar – Equipe Agent 05: Gabriel Rabelo Moura
- 2º lugar – Equipe Onix: Victoria Andrade Flores de Mello e Pedro Bacelar Rigueira
- 3º lugar – Equipe Big Bandeijas: Gabriel Martins Miranda e Kauan Teixeira Pereira
- 4º lugar (empate) – Equipe GPS: Guilherme Henrique G. Evangelista e Flávio Soriano Souza Filho;
Equipe VibeCoders: Bernardo Loeser Amaral e Gustavo de O. C. Rezende;
Equipe Funciona na minha máquina: Gustavo Luiz Araújo Ribeiro e Leonardo Romano Andrade.
O anúncio dos vencedores, durante o chamado “ritual de revelação”, foi marcado por expectativa e comemoração. O Google foi representado por Bruno Possas, vice-presidente de Engenharia e ex-aluno do DCC, que também integrou a banca avaliadora ao lado dos professores do DCC, Heitor Ramos e Jussara Almeida.
Informações essenciais:
EXCLUSIVO PARA OS INSCRITOS E PARTICIPANTES DO DCC WEEK
Premissa: Criatividade na exploração das fronteiras do Google Gemini.
Duração: 3 horas de execução (9h às 12h) + 1 hora para apresentação dos resultados das equipes (a partir de 16h)
Quando: 21 de agosto de 2025
Materiais Necessários: Notebook (tablet ou celular), Acesso à internet e Acesso ao Google Gemini (cada equipe/participante usará sua própria conta).
Equipes: 1 ou 2 participantes
Fase 1: O Desafio do Mago (2 ~3 horas) – 9h – no dia 21/08 nas salas 1009 e 1010 do ICEx
- Formação de Equipes: Alunos se organizam em equipes de 1 ou 2 estudantes.
- Brainstorming e Execução
Fase 2: O Ritual da Revelação – a partir das 16h – no dia 22/08 às 16h no CAD3, B101/B102
- Apresentação Curta: Cada equipe terá 3-5 minutos para apresentar aos juízes e à audiência.
Critérios de Julgamento:
- Originalidade e Inovação (40%)
- Dificuldade Técnica / Engenharia de Prompt (30%)
- “Fator Uau” / Entretenimento (20%)
- Clareza da Apresentação e Evidência (10%)
Observações:
- Não há respostas “certas” ou “erradas”: O objetivo é a criatividade e a exploração.
- Respeite a ética: As equipes não devem usar o Google Gemini para gerar conteúdo prejudicial, ilegal ou ofensivo.
Premiação patrocinada pelo Google para as 3 melhores equipes!
Alunos de universidades têm acesso ao Google Gemini gratuitamente por um ano. Recomendamos aos participantes a já ativar sua conta no link: https://gemini.google/students/