O Mago da Linguagem: Desvendando o Inusitado do Google Gemini

Resultado:

Um dos momentos mais aguardados da DCC Week foi o Desafio Google, coordenado pelo professor Mário Alvim. A competição reuniu dezenas de estudantes e premiou as seguintes equipes:

  • 1º lugar – Equipe Agent 05: Gabriel Rabelo Moura
  • 2º lugar – Equipe Onix: Victoria Andrade Flores de Mello e Pedro Bacelar Rigueira
  • 3º lugar – Equipe Big Bandeijas: Gabriel Martins Miranda e Kauan Teixeira Pereira
  • 4º lugar (empate) – Equipe GPS: Guilherme Henrique G. Evangelista e Flávio Soriano Souza Filho;
    Equipe VibeCoders: Bernardo Loeser Amaral e Gustavo de O. C. Rezende;
    Equipe Funciona na minha máquina: Gustavo Luiz Araújo Ribeiro e Leonardo Romano Andrade.

O anúncio dos vencedores, durante o chamado “ritual de revelação”, foi marcado por expectativa e comemoração. O Google foi representado por Bruno Possas, vice-presidente de Engenharia e ex-aluno do DCC, que também integrou a banca avaliadora ao lado dos professores do DCC, Heitor Ramos e Jussara Almeida.


Informações essenciais:

EXCLUSIVO PARA OS INSCRITOS E PARTICIPANTES DO DCC WEEK

Premissa: Criatividade na exploração das fronteiras do Google Gemini.

Duração: 3 horas de execução (9h às 12h) + 1 hora para apresentação dos resultados das equipes (a partir de 16h)

Quando: 21 de agosto de 2025

Materiais Necessários: Notebook (tablet ou celular), Acesso à internet e Acesso ao Google Gemini (cada equipe/participante usará sua própria conta).

Equipes: 1 ou 2 participantes

Fase 1: O Desafio do Mago (2 ~3 horas) – 9h – no dia 21/08 nas salas 1009 e 1010 do ICEx

  1. Formação de Equipes: Alunos se organizam em equipes de 1 ou 2 estudantes.
  2. Brainstorming e Execução

Fase 2: O Ritual da Revelação – a partir das 16h – no dia 22/08 às 16h no CAD3, B101/B102

  1. Apresentação Curta: Cada equipe terá 3-5 minutos para apresentar aos juízes e à audiência.

Critérios de Julgamento:

  1. Originalidade e Inovação (40%)
  2. Dificuldade Técnica / Engenharia de Prompt (30%)
  3. “Fator Uau” / Entretenimento (20%)
  4. Clareza da Apresentação e Evidência (10%)

Observações:

  1. Não há respostas “certas” ou “erradas”: O objetivo é a criatividade e a exploração.
  2. Respeite a ética: As equipes não devem usar o Google Gemini para gerar conteúdo prejudicial, ilegal ou ofensivo.

Premiação patrocinada pelo Google para as 3 melhores equipes!

Alunos de universidades têm acesso ao Google Gemini gratuitamente por um ano. Recomendamos aos participantes a já ativar sua conta no link: https://gemini.google/students/

Faça aqui a inscrição da sua equipe!