Desde a sua criação, em 1976, o Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), é referência nacional e internacional na qualidade do ensino em Ciência da Computação e Tecnologia da Informação de forma integrada e multidisciplinar. Com um corpo docente composto por mais de 70 professores/pesquisadores altamente capacitados, o DCC atua nos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), Sistemas de Informação (BSI) e Matemática Computacional (BMC), além de, desde 1974, na Pós-graduação em Ciência da Computação em nível de mestrado e, desde 1991, também em nível de doutorado.

Os alunos e cursos oferecidos pelo DCC vêm se destacando em âmbito nacional e internacional. Na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), por exemplo, os estudantes do BCC foram os melhores colocados no Brasil e os do BSI o segundo melhor. Já a pós-graduação, na avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), obtém há 12 anos a nota máxima. Com um ensino e pesquisa de excelência, o DCC, desde a sua criação, é classificado pelo CSRankings.org em primeiro lugar na América Latina. Este mecanismo de avaliação identifica instituições e professores ativamente envolvidos em pesquisas em várias áreas da ciência da computação. Ao mesmo tempo, no Ranking Universitário Folha – um ranking produzido pelo jornal Folha de São Paulo, que leva em consideração a qualidade acadêmica e a avaliação pelo mercado de trabalho, o DCC encontra-se em primeiro lugar e, finalmente, na avaliação do QS World University Rankings – um estudo internacional que classifica as 500 melhores faculdades do mundo de cada carreira e, neste caso, a reputação da instituição e dos professores ganham bastante peso na composição das notas, o DCC encontra-se em terceiro lugar. 

Para garantir um ensino de qualidade, o DCC conta com um vasto parque computacional, com equipamentos modernos interconectados por uma rede local de alta velocidade. Além disso, o DCC também abriga o POP-MG, sendo responsável pela conexão à Internet das universidades públicas e institutos de pesquisa de Minas Gerais e de outros estados da Federação. O departamento também é responsável pela gestão e operação da Redecomep – Rede Comunitária de Educação e Pesquisa, que interliga através de uma rede de alta velocidade, com cabos de fibra ótica, as instituições de pesquisa e educação superior da região metropolitana de Belo Horizonte. Várias outras atividades de Extensão do DCC promovem a interação com a sociedade em geral, e a indústria de software e hardware em particular, numa ação conjunta entre a universidade, a sociedade e o governo.