Com mais de 45 anos de experiência em inovação tecnológica para o mercado, com taxa de 100% de sucesso nos projetos executados, mesmo antes dos conceitos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) ficarem em evidência, da Lei da Inovação, de 2004, e do credenciamento do DCC à EMBRAPII, os mais de 70 pesquisadores do departamento são responsáveis pelo desenvolvimento de diversos sistemas inéditos e exclusivos e com tecnologia de ponta para várias empresas e instituições nacionais e internacionais, tais como: Google, IBM, Petrobras, CEMIG, COPASA, VALE, USIMINAS, ACESITA, MBR, TELEMIG, TELEBRAS, Batik Equipamentos, Bosch, LGE, Samsung, George Mason University, USA, Univ. of British Columbia, Canada, U. Blaise Pascal, France, Technische Univ, Germany, dentre outras tantas.
Há várias décadas o DCC vem promovendo transferência de conhecimentos por meio de projetos e parcerias com centros de pesquisa e instituições públicas e privadas. Assim, o departamento oferece consultoria, desenvolvimento de sistemas de software e hardware, produção de novas tecnologias e soluções, Programa de Residência Tecnológica, cursos e treinamentos, projetos de pesquisa de ponta a ponta, dentre outros serviços altamente especializados.
O credenciamento do DCC à EMBRAPII ocorreu em 2016, um processo extremamente rigoroso e que exige vasta experiência da universidade em projetos de sucesso no mercado. A EMBRAPII, Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira. O financiamento dos projetos, que pode chegar a 50% do valor total do projeto, é dividido pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC e da Educação – MEC e já está garantido. O investimento realizado pelas empresas pode ser advindo de várias formas, sendo recursos próprios, SEBRAE, BNDS, BDMG, FINEP, ANP, ANNEL, Rota2030, Lei de Informática, entre outras que podem ser descontadas, inclusive, de impostos.
A Unidade EMBRAPII DCC/UFMG atua na área de Software para Sistemas Ciberfísicos e desenvolve projetos que integram soluções em diversos segmentos industriais, nas áreas de Prospecção e Monitoramento de Dados, Gestão da Informação e Mecanismos para Tomada de Decisão e Atuação. Ao mesmo tempo, por meio de contrato EMBRAPII-SEBRAE, microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais e startups também podem ter acesso a esta mão-de-obra altamente qualificada no desenvolvimento de projetos específicos e inovadores. Também de forma direta com os pesquisadores do DCC, outras e diversas pesquisas inovadoras são desenvolvidas para empresas nacionais e internacionais. Para tanto, são entregues produtos finalizados ou pré-finalizados, produtos inovadores e com alta tecnologia em diversos segmentos ou prestadores de serviços, desde soluções com inteligência artificial para controle e otimização de sites, até análise de qualidade de produtos durante o processo de produção, dentre outras inovações que trazem avanços para a empresa e, consequentemente, melhoria na produção e otimização dos lucros. Os pesquisadores do DCC têm expertise para fazerem aquilo que ainda não existe no mercado, que tenha um diferencial tecnológico e traga soluções para a empresa.
O leque de atendimento do DCC às empresas é amplo, já que pode trazer soluções para projetos ambiciosos e grandes como, também, menores. Os pesquisadores do departamento têm know-how para produzir desde a entrega pronta, como o controle total de uma planta industrial, com interface gráfica, testes e demais necessidades, como provas de conceitos, com demonstração de tecnologia e, assim, comprovar que a demanda é possível de ser realizada pela empresa que, após isto, a melhora e transforma efetivamente em um produto. Desta forma, podem ser atendidos projetos com grande, médio e menor investimento.
Encontrar profissionais capacitados no mercado para desenvolver sistemas computacionais e projetos desafiadores com diferencial tecnológico e alta complexidade é extremamente difícil, oneroso e incerto. Além disso, tais profissionais não saem das faculdades prontos e chegar a tais expertises demanda tempo e muita pesquisa, o que o mercado tem de forma extremamente restrita, já que é necessário que tenham conhecimentos amplos e experiência para desenvolver sistemas inovadores. Todos os projetos desenvolvidos no DCC são criados por pesquisadores da área com vasta experiência mercadológica e em inovação. Esta alta capacitação não é facilmente encontrada no mercado externo ao da pesquisa acadêmica, além de ser extremamente cara. O DCC conseguiu isso, tem a expertise na pesquisa e no mercado, com diversas vantagens para as empresas.
Visando estreitar relações com empresas para execução de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, teremos no DCC WEEK um momento dedicado exclusivamente para empresários. Saiba mais sobre o Innovation.