>> <<

Um dos principais diferenciais de redes 5G e 6G é a crescente necessidade de suportar serviços de ultra confiabilidade e baixa latência (ou ultra-reliable low-latency communication services) como URLLC (5G) e HRLLC (6G) para possibilitar aplicações como automação industrial, veículos controlados remotamente, e saúde eletrônica. Um grande desafio para suportar esses serviços em uma rede de telefonia móvel é garantir baixas latências (geralmente < 1 milissegundo) com altos níveis de confiabilidade (geralmente na ordem de > 99.999%) em redes sem fio sujeitas à fenômenos estocásticos como interferência, mobilidade e demanda. Nesta palestra, abordaremos o que é preciso para suportar serviços de ultra confiabilidade e baixa latência em larga escala em redes de telefonia móvel (por exemplo, quais os requisitos em termos de espectro e número de estações base que um operador precisa para construir uma rede capaz de suportar serviços URLLC/HRLLC). Além disso, abordaremos tecnologias que podem facilitar esse objetivo e desafios práticos na hora de modelar soluções para serviços de ultra confiabilidade.

Foto do André Gomes

André Gomes

Rowan University

André Gomes é professor adjunto em ciência da computação na Rowan University, EUA, e possui doutorado em engenharia da computação pela Virginia Tech, EUA, mestrado em ciência da computação pela UFMG, e bacharelado em engenharia de telecomunicações pela UFSJ. Anteriormente, ele trabalhou como cientista pós-doutorado no Commonwealth Cyber Iniciative, EUA, cientista pesquisador no AT&T Research Labs, EUA, e como engenheiro de telecomunicações na Bwtech, Belo Horizonte. Suas recentes áreas de interesse incluem: ultra-reliable communication, network softwarization, e reconfigurable intelligent surfaces.